A importância da contabilidade – Contabilístico Contabilidade

A importância da contabilidade

contabilistico-saiba-a-importancia-da-contabilidade

Descubra neste artigo:

Porque cuidar das suas finanças e ter uma vida fiscal saudável é primordial para os negócios

Saber manejar qualquer recurso é importante para o equilíbrio de um empreendimento. Entretanto, quando se trata de finanças é sábio não só tratar do aspecto lógico, mas também do aspecto humano. Nestas horas fica mais clara a importância da contabilidade em uma empresa.

Mesmo com todos esses detalhes, é possível que o valor desta questão seja negligenciado. Isso porque, como lidar com dinheiro é algo corriqueiro, muitos acreditam que seja algo simples. Com a ajuda certa, pode ser um processo totalmente humano e descomplicado. Entretanto, não é simples.

A importância da contabilidade para seu negócio mora além de números e tabelas. É sobre estar dentro da lei e ter uma estrutura sólida para comportar suas ideias. Se trata não de uma cobertura para sua empresa, mas sim uma fortificação, uma verdadeira armadura.

  • Saiba a seguir a importância da contabilidade na saúde de um negócio
  • E veja qual a importância da contabilidade na vida financeira de sua empresa

importancia-da-contabilidade

O mundo da contabilidade de um estabelecimento está permeado de detalhes. Sejam eles envolvendo seus funcionários ou mesmo a propriedade em si, existem meandros que podem necessitar de auxílio profissional.

E muitos podem acabar por discordar desta afirmação, mas talvez seja por não entenderem a verdadeira importância de todo esse aspecto. A importância da contabilidade não se define somente em economizar dinheiro e controlar lucros.

A contabilidade se especializa em fazer um controle total e meticuloso das atividades da empresa. Isso tudo será feito com a linguagem do dinheiro, documentando todas as atividades para poder evitar fraudes. Com este tipo de cuidado as chances de um negócio estar em dia com a justiça é maior.

Gerência

Em uma visão um tanto limitada das coisas seria possível alguém inferir que a contabilidade não afeta de fato uma empresa. Entretanto, se for analisado com cuidado ver-se-á que estes setores de interesse afetam tudo a sua volta, sendo base para decisões vitais.

Um exemplo: seria com base em relatórios detalhados de contabilidade que o corpo de diretores e diretoras tomaria uma decisão sobre uma grande, média ou pequena empresa.

Para comércios menores ainda, a importância da contabilidade excede. Isso porque o contato entre as partes é mais aproximado e um atendimento mais humano se faz necessário.

Serviços

Também é necessário entender que essa relevância tem efeito direto na prestação de serviço do estabelecimento. Escolher um bom contador, por exemplo, é essencial para que o trabalho proposto pelo estabelecimento seja realizado.

Isso porque é através dele que haverá o contato da chefia com seu dinheiro. Além disso ele irá cuidar de sutilezas e explica-las frente ao conselho de diretores, se existir algum. Por conta disso é possível pensar melhor o serviço a ser prestado com base nessas legalidades e dados.

A importância da contabilidade é científica também. Atualmente impera uma cultura na qual as coisas são feitas com base em intuição e conhecimento comum. Apesar de valiosos, esses conhecimentos não são o suficiente para tocar uma empresa.

Muito menos para controlar a área contábil

Entender como conectar a humanidade de uma ideia aos conceitos econômicos e toda a papelada envolvida requer estudo. Estudo esse que requer tempo precioso dentro de uma companhia. Sendo assim, a contratação de um serviço terceiro é essencial.

Na hora de tomar decisões um empresário necessita de um bom corpo contábil por trás dele que explique os porquês. O gestor precisa saber de detalhes dos quais ele não teria como sem um time especializado.

Legalidade

Apesar de tudo já discutido até aqui, vale lembrar que a importância da contabilidade também não acabou. Dentro de um escopo legal ela ainda é mister para o bom andar.

Dentro de um sistema estatal que regula as atividades da empresa para garantir ilegalidades, o registro sistemático nos livros é essencial. Isso porque, na hora de declarar seus impostos, será necessário traçar toda uma análise sobre o fluxo de dinheiro.

Tal trabalho deve ser feito com um pensamento a longo prazo, com experiência e tato. É necessário saber como armazenar esses dados e transmiti-los as autoridades competentes. Além de prevenir crimes dentro da própria empresa, também garante o status dela perante a lei.

a-importancia-da-contabilidade

A importância da contabilidade

Além disso outro aspecto da legalidade econômica de uma pessoa jurídica são os funcionários. É na área da contabilidade que serão feitos os controles de salário, décimo terceiro, férias remuneradas e todos os direitos competentes à constituição.

Por conta disso a importância da contabilidade dá um salto, afetando a vida de indivíduos. Isso porque, dentro de uma empresa, o trato com o funcionário é um dos aspectos mais relevantes, podendo mudar os rumos dos negócios.

Ver a área financeira como um amontoado de números gelados gera desconfortos e erros crassos. Entender como esse registro afeta pessoas positivamente é possível ter mais cuidado com essa questão.

Até porque, tomar tais cuidados ajuda a evitar processos trabalhistas que podem consumir muito dinheiro e tempo. Evitar problemas com o estado tanto individual quanto como coletivo é um passo importante para ter uma empresa saudável.

Sua saúde fiscal é essencial para os negócios pois é através dela que o nome da marca se mantém. Escândalos de origem econômica sempre foram malvistos. Entretanto, no Brasil atual, seu peso foi multiplicado e problemas de corrupção são gravíssimos.

Portanto, para ter uma ideia que perdure e serviços que impactem o público é necessário ter a ficha limpa. Isso está atrelado à importância da contabilidade, uma vez que ela providenciará as provas desta conduta correta de sua marca.

Imposto de renda?

E as dificuldades com imposto de renda, essas podem ser uma bela dor de cabeça, não? O Leão é um símbolo que impacta todos que precisam pagá-lo. Principalmente dentro de uma empresa, onde o preço a ser pago relaciona-se a sua produtividade.

Contudo, com um serviço contábil eficiente e um bom contador é possível passar seus números sem problemas. Um serviço correto é aquele que vê os aspectos do dia a dia com atenção e consegue registra-los em detalhes.

Essa área é a da observação, da análise.

importancia-da-contabilidade-para-empresas

Organização é sinônimo de sucesso

Para a total organização do ambiente não é possível conviver com números que não batem e dados sem origem.

Até porque, em várias situações, documentos que não sejam enviados através da contabilidade podem gerar multas. Isso é um revés para a empresa, pois se converte em um gasto inútil de dinheiro. Principalmente, quando, posto em perspectiva, é confrontada com o custo de uma assessoria contábil que é extremamente útil e preventiva. Para evitar esta situação, veja quais os aspectos que devem ser cumpridos por uma contabilidade para que não haja multas.

Primeiramente as obrigações mensais trabalhistas que devem ser realizadas. Por exemplo o eSocial deve ser mensalmente enviado pela área de contabilidade da empresa em conjunto com o RH. O eSocial consiste em consolidar todas as informações trabalhistas e previdenciárias em um único lugar, através do sistema SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, facilitando no controle governamental e sua fiscalização.

Marca

Além disso este time de trabalhadores ajuda nas questões legais da marca. Com seu controle de papelada eles organizam e sistematizam entrada e saída. O fluxo de capital pode ser checado e estudado.

São um órgão da organização que pode levar a diagnosticar problemas de corrupção e gestão. Com a coleta feita por eles é possível realizar ciência e justiça, além de garantir os direitos trabalhistas assegurados pela constituição federal.

Outro aspecto legal que eles garantem é o da própria empresa, assegurando o pagamento de impostos. Isso tudo com a papelada em dia e um cuidado primoroso com os números para que tudo funcione com fluidez e transparência.

Por conta de todos esses fatores é que se considera a importância da contabilidade um assunto digno de divulgação. Através dele problemas podem ser evitados e podemos ter um mercado mais saudável e competitivo.

Taxas e encargos

Há a também a questão do envio e pagamento dos encargos INSS empresa, INSS contribuinte, FGTS, Contribuições Sindicais e Imposto de Renda Retido na Fonte, todos esses envios são feitos com base nas leis trabalhistas que vigoram no país e podem estar sujeitos a mudança. Mesmo assim, faz parte da importância da contabilidade cuidar para que seja feita da forma mais clara e correta possível.

Como dito anteriormente, corrupção é uma preocupação muito grande nos dias de hoje. Entretanto, com um time de profissionais econômicos de qualidade pode-se fiscalizar com muito mais propriedade a entrada e saída de caixa.

Observe a lei

A legalidade deste setor não está somente ao exterior da empresa, mas também ao interior. É um órgão que, em conjunto com outras partes, faz parte do autocontrole de uma empresa, dando-lhe mais autonomia. Além disso é o principal setor na hora de lidar com processos.

Junto à parte legal da empresa – advogados e afins – o setor de contabilidade precisa ter uma papelada impecável para o caso de qualquer incidente. Nessas horas, ter contratado pessoas que tratem essas questões com humanidade também ajuda.

Isso porque entender a questão em um escopo geral ao invés de mecanicamente auxilia na resolução de problemas. Existem situações que não são 100% lógicas e precisam de um pouco de empatia para serem desdobradas.

Neste caso a importância da contabilidade dobra seu valor, assim como o valor de seus profissionais.

Recolhimentos

O recolhimento dos impostos é de suma importância a manutenção de nosso país, investimento e infraestrutura, dentre outros. Após o recolhimento deve-se enviar a contabilidade toda a documentação correta para provar que o inferido é verdadeiro. Isso porque estes dados auxiliam no controle de gastos anuais e acumulam data para ser usada em estudos e medições governamentais.

Além disso existem inúmeras outras obrigações fiscais com as quais a empresa tem que cumprir. Isso visto de um escopo diretamente ligado à marca e não à direitos de terceiros. Entra-se ai em um caráter mais estrutural desta relação.

É preciso entender da economia externa para poder calcular os valores e fazer a documentação correta internamente.

Outras funções da contabilidade

Além dos papéis já citados a importância da contabilidade se arrasta para outros detalhes. Através destes profissionais é possível, num estágio inicial, abrir uma empresa.

Com seu auxílio fica mais fácil entender e passar por todos os meandros e pelas burocracias de começar um negócio. Uma ótima pedida para quem não sabe a utilidade de um assessor econômico para um negócio de pequeno porte.

Além disso esses profissionais não atendem somente de maneira física. É possível contratar um serviço de contabilidade online. Logicamente que cada tipo de aproach tem suas vantagens.

Com a presença dos indivíduos em seu dia a dia presencial existem aspectos que não são detalhados no online. Entretanto o online traz uma enxurrada de facilidades que o presencial acaba por dificultar nos processos cotidianos.

contabilistico-importancia-da-contabilidade

Considerações finais

Com base em tudo dito anteriormente é possível constatar que a importância da contabilidade está entre as mais altas. Dentro de uma empresa seu papel é primordial para o sucesso e o bom funcionamento da prestação de serviço.

No escopo pessoal ela pode ajudar a resolver problemas pontuais com finanças e levar a uma vida mais organizada. Uma assessoria econômica pessoal leva a mais competência na hora de resolver problemas e também tira pesados fardos cotidianos do caminho.

Ademais é possível ter acesso a estes serviços de várias formas possíveis. Desde um auxílio online, onde existem todas as facilidades de velocidade e informação que a rede proporciona. Também é possível contratar para serviços presenciais, onde uma relação mais intimista e com mais identificação é criada.

Esta identificação e empatia é essencial para o bom funcionamento destes indivíduos. Uma vez que os contadores e profissionais entendam sua empresa e o que ela representa, torna-se mais fácil e prazeroso trabalhar para seu funcionamento.