Contabilidade Online ou Contabilidade Consultiva? – Contabilístico Contabilidade

Contabilidade Online ou Contabilidade Consultiva?

contabilidade online ou contabilidade consultiva

Contabilidade online ou contabilidade consultiva?

É muito importante mostrar que a abordagem contábil mudou e foi para melhor,

Porque hoje contempla várias empresas, independente do poder financeiro. Nesse contexto, é relevante aprender mais sobre a contabilidade consultiva e como ela se encaixa no cenário moderno.

Grande parte das pessoas acreditam que a contabilidade com a abordagem online já resolve todos os problemas, mas a verdade é que não dá para abrir mão do conhecimento que os bons contadores possuem.

Esse artigo tem a proposta de comparar a contabilidade consultiva com a contabilidade online. Se você tem dúvidas quanto à isso, esse é o momento de saná-las.

Qual é a melhor: contabilidade online ou contabilidade consultiva?

contabilidade online ou contabilidade consultiva-qual a melhor

Antes de mostrar qual tipo de contabilidade é a melhor, vamos falar sobre suas definições. Independente da forma, a contabilidade é a ciência que tem o objetivo de estudar as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no Patrimônio (em outras palavras, quanto dinheiro entra, quanto sai e quanto sobra, em transações financeiras).

O resultado prático da aplicação dessa ciência é o fornecimento de informações uteis para que o processo de tomada decisão fique mais fácil.

É a hora de mostrar que as movimentações existentes no patrimônio de uma entidade devem ser registradas pelo setor contábil. Isso vai resumir esses fatos em forma de relatório e também mostrando como a empresa está indo.

Por meio disso, é possível criar relatórios e assim analisar melhor os resultados que foram alcançados. A partir disso é que as decisões serão tomadas em relação aos acontecimentos de origem sempre futura.

A Contabilidade é a grande responsável pela escrituração, ou seja, do registro em livros próprios (tá bom, hoje em dia não são livros de papel, mas ainda se usa a mesma expressão para o banco de dados contábeis de uma empresa). A Contabilidade também fica responsável pela apuração desses resultados e será por meio dela que existirá condições de avaliar se houve lucro ou prejuízo.

Uma vez explicado tudo, é a hora de mostrar mais sobre a contabilidade online (mais famosa) e a contabilidade consultiva (ainda pouco conhecida). O objetivo é ir mostrando aos poucos os pontos positivos e negativos de cada opção, para que você tenha segurança na escolha para o seu negócio.

Os próximos dois tópicos serão interessantes e vão mostrar para alguns pontos que devem ser considerados.

Contabilidade online

A contabilidade online tem a função de ajudar aos empreendedores a formalizar sua operação, em pouco tempo e investindo pouco dinheiro. Simples assim!

Precisa de um CNPJ? Deseja formalizar uma atuação e se tornar um(a) Micro Empreendedor Individual (MEI)? Quer gastar pouco e fazer isso rápido? Entre em um site de contabilidade online, passe todas suas informações para um formulário automático, pague o valor cobrado, receba os papéis em casa e pronto. Estará feito!

Atende a necessidade daquelas pessoas que tem as rotinas apertadas, que não permitem reunir-se com os contadores, solicitar orçamentos, até encontrar alguém que seja de sua inteira confiança.

Para atender esse tipo de necessidade, é que a contabilidade online surge e te auxilia em alguns pontos, veja quais:

  • Com acesso a internet por meio de um computador ou tablet você já emite documentos;
  • Tudo por meio de um gadget ou mesmo por uma plataforma digital.

contabilidade online ou contabilidade consultiva-vantagens

Vantagens

É possível destacar duas vantagens principais para aqueles que utilizam esse tipo de contabilidade na sua empresa.

  • Redução de custos– Muitos sistemas podem ser automatizados e o que não é automatizado, é o próprio empreendedor que faz, assim dá para as empresas de contabilidade conseguirem oferecer preços mais acessíveis para as empresas.
  • Acesso remoto– Não tem como falar das vantagens e não citar o acesso remoto, ou seja, facilita e muito a vida, se o empreendedor puder acessar seus dados e analisar seus lançamentos, no conforto do próprio lar.

Deu para perceber que esses benefícios trazem à tona um acesso maior a tecnologia, porque tudo é feito de maneira online? Permitindo que dê para ter acesso e acompanhar como está indo à situação contábil da empresa de qualquer lugar.

Embora tenha crescido rapidamente nos últimos anos, é preciso mostrar que também terá as suas limitações.

Desvantagens

É essencial mostrar que também vão existir algumas desvantagens, para serem analisadas com cuidado:

  • Abordagem não é humanizada– As vezes quando algum cliente tem um problema, ele parece estar lidando com algum tipo de robô. Todos sabemos como é o dia a dia dentro de uma empresa de qualquer tamanho e quantas adversidades surgem sem aviso prévio, no caminho. Imagino que se um problema surgir na sua empresa, você tenha ansiedade de resolvê-lo o quanto antes, correto? E se esse problema fugir da sua área de conhecimento, receber consultoria de um especialista que já passou diversas vezes por isso, ajuda e muito.
  • Custos omitidos– É preciso frisar que quanto maior a empresa, o custo também se eleva. Dependendo do número de funcionários ou de notas emitidas por mês, o plano de entrada das contabilidades online acaba virando o plano de uma empresa de contabilidade normal. Sem contar que cada novo documento solicitado tem um custo extra, não incluso na mensalidade.

Conforme pode-se notar, a tecnologia no negócio facilita por um lado, mas prejudica por outro. Ainda não inventaram um robô que saiba tudo o que pode acontecer dentro de uma empresa, principalmente num território com Leis tão complexas e tanta burocracia, como o Brasil.

Contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva é uma evolução da contabilidade online, se utilizando das principais vantagens de uma contabilidade online, mas entregando também o atendimento consultivo e humanizado que a contabilidade tradicional oferece.

Uma vez que o custo de ter um setor contábil tradicional é muito elevado e muitas empresas não optam por isso, essa modalidade é a que melhor se encaixa para micro, pequenas e médias empresas, microempreendedores individuais e profissionais que migraram do regime CLT (contratado como funcionário) para PJ (prestadores de serviço) mas continuam atuando por conta própria.

A contabilidade consultiva tem uma abordagem diferenciada e focada para atender caso a caso. Para facilitar o entendimento, é preciso mostrar algumas premissas dessa abordagem:

  • As informações contábeis ficam disponíveis para que a tomada de decisão possa ser realizada e o acesso é fácil e rápido;
  • Acesso por um meio de um computador com acesso a internet a todas essas informações, para simplificar rotina;
  • Atendimento humanizado;
  • Extrapolar questões contábeis da empresa, podendo ir até mesmo para outras questões, por exemplo: declaração do imposto de renda, pedido de empréstimo, ou financiamento, compra de imóvel, e outros comuns na vida de pessoas físicas que prosperam em suas carreiras e negócios;

O mais interessante em relação a contabilidade consultiva é o fato de que a tecnologia é utilizada a favor do bem maior que pode existir, ou seja, o ganho de tempo. Enquanto o atendimento humanizado também carrega sua principal virtude, atender cada pessoa de acordo com sua necessidade.

Para entender melhor esse tipo de contabilidade, vamos às vantagens e desvantagens.

contabilidade online ou contabilidade consultoria

Vantagens

  • Custo benefício justo– O custo da abordagem consultiva é menor do que a tradicional, porém ligeiramente maior do que a online. O fato de contar com consultores especialistas em áreas burocráticas da empresa, traz resultados melhores para o negócio, pois o proprietário pode ficar focado em seu produto, ou serviço e a melhor forma de vende-lo, deixando os bastidores em boas mãos.
  • Se adequa a empresas de todos os tamanhos– Por ter controles com tecnologia, oferecer atendimento e consultoria, conforme a necessidade. Os empresários não pagam pelo que não necessitam e os planos são todos customizados, para aumentar a lucratividade das empresas.
  • Auxilia o MEI– O governo não divulga, porém, o MEI também deve ter acesso a contabilidade, porém de uma forma diferenciada. Uma vez que é preciso ir se preparando para as obrigações fiscais e a aposentadoria. Parece simples, mas na prática não é e muitos microempreendedores individuais são surpreendidos quando vão aos bancos fazerem solicitações, precisam comprovar renda, ou planejar sua aposentadoria.
  • Atendimento humanizado e adequado– A principal das vantagens dessa modalidade é o fato de ter telefones e endereços, que lhe permitem pedir ajuda e recebe-la no ato, no lugar de abrir tickets online numa plataforma e aguardar por até 48 horas, por uma resposta que pode nem resolver seu problema.
  • Ajuda na tomada de decisão– As informações e dados financeiros e contábeis ficam à disposição para acesso imediato, tais como, orçamentos e fluxo de caixa, relatórios gerenciais no controle de custos e estoque, controle de despesas fixas e variáveis, controle de impostos devidos, dados referentes a prejuízos fiscais com pagamentos em atrasos, dentre outros.

Desvantagens

A única desvantagem que a contabilidade consultiva vai oferecer é o fato de ter um custo minimamente maior do que a contabilidade online. Uma vez que como ter um atendimento mais humanizado, os valores sobem alguns reais. Mas se você realizar boa pesquisa de mercado, certamente encontrará uma empresa de contabilidade, que ofereça plano consultivo, num modelo de negócio que praticamente empate com os planos da contabilidade online.

Veredito

A comparação confirma que a contabilidade consultiva é a melhor opção para a maioria das empresas em estágio de crescimento, ou buscando o equilíbrio sustentável, já que oferece mais eficiência do que a contabilidade online e é muito mais acessível financeiramente do que a contabilidade tradicional.

Aproveitamos para fazer uma ressalva: a análise em questão considera a perspectiva de prestadores de serviço PJ, microempreendedores individuais, ou micro, pequenas e médias empresas.

Para grandes empresas, com faturamentos anuais milionários, centenas de funcionários e notas fiscais emitidas, a melhor comparação a ser realizada seria entre escritório de contabilidade tradicional de grande porte, ou contratação, treinamento e gestão de departamento interno contábil.

Obrigado pela visita, se tiver dúvidas, entre em contato.

Desejamos todo sucesso em seu negócio.

ps: se você ainda não descobriu o quão importante é um serviço de contabilidade para a sua empresa, leia A importância da contabilidade e tire todas as suas dúvidas.