Como abrir uma empresa – Contabilístico Contabilidade

Como abrir uma empresa

Aprenda a abrir empresa

Descubra neste artigo o Passo a Passo do importante processo de abertura de empresa, deixando sua empresa impecável para crescer.

Ser um profissional autônomo é o sonho de muitos brasileiros que buscam a independência financeira. No entanto, muitos ainda não sabem como abrir uma empresa e dar o passo inicial para ter o próprio negócio.

Custos, registros e contratos são alguns dos índices a serem administrados para quem está disposto a ter uma empresa no Brasil. Mas será que você realmente sabe como isso funciona?

Se a resposta for negativa não se preocupe, aqui você vai descobrir como abrir uma empresa e ser dono do seu próprio negócio. Elaboramos um passo a passo que vai te ajudar a compreender melhor como funciona.

Passo 1 – Abrir empresa

Entenda quanto custa para abrir uma empresa no Brasil

A primeira coisa que você deve compreender ao tentar abrir seu próprio negócio é quanto isso vai custar. Em cada estado do país, as taxas podem variar para mais ou para menos, por isso, é de suma importância que você esteja atento a este assunto.

Uma pesquisa da Firjan apontou que as custas envolvendo a abertura de uma empresa em uma média nacional, saem em torno de R$ 2.038,00. Porém, como já foi dito, elas podem variar em torno de até 274 % a depender do estado.

É importante estar atento a outras despesas se você deseja entender como abrir uma empresa, por exemplo, custas com aluguel do ponto comercial, despesas com o contador e contratação de funcionários.

Para que você entenda quais serão as custas é possível obter essa informação no site da Junta Comercial de seu estado.

Estas tarefas são importantes para que você se programe de maneira adequada e não tenha surpresas indesejadas ao longo do processo de abertura.

Passo 2 – Abrir empresa

Informe-se sobre o mercado que deseja atuar

É importante que você realize uma pesquisa antecipada do mercado que deseja atuar para se inteirar de seu funcionamento. Neste sentido, você deve:

  • Se informar quantas empresas existem no ramo que você deseja atuar;
  • Descobrir os nomes das empresas e sua razão para entender se elas coincidem com o nome desejado;
  • Pesquise na prefeitura de sua cidade quais são os critérios de concessão do Alvará de funcionamento para o exercício da atividade escolhida;
  • Compreenda os critérios para realização do Registro Legal de sua empresa (que veremos logo a seguir).

como-abrir-empresa-mercado

Para abrir uma empresa serão preciso os seguintes documentos:

  • Contrato Social;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Inscrição Municipal, alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual – Se for uma empresa comercial;
  • Licenças diversas.

Entenda como através do próximo passo.

Passo 3 – Abrir empresa

Faça o contrato social

O contrato social é o documento que vai definir os sócios e as participações de capital de cada um deles, bem como o modelo de funcionamento e as atividades da empresa.

No contrato social devem conter:

  • Interesses das partes;
  • Objetivos da empresa;
  • Descrição do aspecto societário e integralização das cotas.

Depois disso, é preciso indicar o nome e o objeto social da empresa, de acordo com a disponibilidade, que deverão ser reconhecidos em cartório e devidamente assinados por um advogado.

No entanto, empresas de pequeno porte ou EPP são dispensadas da assinatura de um advogado em um contrato social.

Nesse momento, você já poderá verificar se sua empresa pode se enquadrar no Simples Nacional o que é uma excelente forma de como abrir uma empresa, uma vez que há redução de alíquotas de tributos e simplificação de pagamentos junto aos órgãos do fisco.

Passo 4 – Abrir empresa

Registro na Junta comercial

Depois da realização do contrato social, é hora de fazer o registro na Junta Comercial.

O registro será a constituição de sua empresa de maneira oficial que deverá ser realizado para a obtenção do CNPJ e Inscrição Estadual no mesmo ato. Ele é importante para o processo de legalização de uma empresa.

Será importante observar o preenchimento o Documento Básico de Entrada, o DBE. Este documento refere-se à inscrição do CNPJ e Inscrição Estadual, e nele deverá constar informações do tipo, nome empresarial, quadro societário, responsável pela empresa, relação de atividades que a empresa irá desenvolver, valor do capital social, dentre outras.

Aqui é importante observar um requisito de como abrir uma empresa muito importante, que é a consulta do nome empresarial escolhido, verificando se não existem empresas com o mesmo nome.

Os documentos para a realização do registro são:

  • Contrato social em três vias;
  • Cópia autenticada CPF e RG dos sócios e do titular da empresa;
  • Requerimento padrão, que consiste na capa da Junta Comercial em apenas uma via.
  • Ficha de Cadastro Nacional modelo 1 e 2, uma via;
  • Solicitação de CNPJ / Inscrição Estadual – DBE
  • Pagamento das taxas DARF.

Depois que a sua empresa for registrada, será entregue o Número de Identificação de Registro da Empresa – NIRE. Este número pode vir em formato de etiqueta ou carimbo contendo um número que é fixado através do ato constitutivo, além também da inscrição do CNPJ e Inscrição Estadual se for o caso.

Passo 5 – Abrir empresa

Faça o Registro Municipal

Uma exigência para quem deseja entender como abrir uma empresa é dar atenção aos tipos de serviço.

O prestador de serviços, por exemplo, presta de um Registro Municipal para que possa exercer suas atividades. Geralmente, este registro sai automaticamente após o registro na Junta Comercial.

Porém, para que você compreenda melhor este processo, é importante consultaras regras de seu município. Porém independente de ser uma unicamente prestadora de serviço, ou ser somente uma empresa comercial/industrial, será necessário o registro municipal até mesmo para dar sequência no próximo passo.

Passo 6 – Abrir empresa

Opção Simples Nacional

Após o último registro em órgão público, que geralmente será o registro municipal, se os sócios assim definirem, é o momento de solicitar a opção ao Simples Nacional. O SN nada mais é que um regime tributário simplificado, onde os micros, pequenos e médios empresários poderão pagar uma alíquota de imposto muito menor que a usual, levando em conta o total da estimativa de faturamento anual. Cabe a avaliação para a opção do SN no início do processo de abertura, onde se saberá quais os rumos que empresa pretende tomar com relação a números e atividades que serão realizadas.

Passo 7 – Abrir empresa

como-abrir-empresa-alvara

Obtenha o Alvará de localização e funcionamento

Este é um documento importante de como abrir uma empresa, sendo o principal documento dentro do município onde ela irá atuar.

Para que você possa obter este documento, é preciso que você reúna todas as condições exigidas por lei para que possa abrir uma empresa.

A documentação necessária nestes casos é:

  • Preenchimento de formulário próprio da prefeitura;
  • Consulta prévia do endereço aprovada;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do Contrato Social;
  • Laudo dos órgãos de vistoria.
Passo 8 – Abrir empresa

Obtenha o Alvará do Corpo de Bombeiros

Se a empresa que você for abrir localizar-se em edificações de área de risco, será importante que ela tenha o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – APPCI.

A solicitação deste documento deve ser realizada junto ao Corpo de Bombeiros de seu estado que fará a avaliação do grau de risco da edificação.

Passo 9 – Abrir empresa

Descubra quais as licenças e inscrições você precisa para que a sua empresa possa funcionar

As licenças e inscrições podem variar de acordo com a atividade escolhida pela empresa, bem como, o local de sua instalação.

Entre as inscrições e licenças mais comuns e como abrir uma empresa estão:

  • Licenças Ambientais: comumente são exigidas por empresas que exercem algum tipo de atividade industrial, mecânica, têxtil, agropecuária, entre outros. Ela poderá ser obtida em órgãos municipais ou estaduais que tenham ligação com o IBAMA.
  • Licenças Sanitárias: exigidas principalmente por empresas que atuam no setor de alimentação. Ela pode ser obtida em órgãos municipais, estaduais e federais de Vigilância Sanitária.
  • Inscrições de órgãos Federais: são inscrições exigidas de acordo com o ramo de atuação da empresa e são obtidas através dos ministérios, tais como Ministério da Agricultura, pecuária e abastecimento.
Passo 10 – Abrir empresa

Faça um cadastro na Previdência Social e FGTS

Este é um dos passos finais de como abrir uma empresa e diz respeito ao cadastro na Previdência Social.

Independentemente de sua empresa possuir ou não funcionários, é preciso a realização do cadastro.

Isso porque, ainda que sejam apenas os, a empresa deve arcar com as custas previdenciárias dos mesmos e da própria empresa.

Para obter o cadastro na Previdência Social, é preciso ir a uma agência da Previdência e solicitar o cadastramento da empresa e de seus responsáveis legais.

Geralmente este cadastro é realizado automaticamente junto com o CNPJ, porém cabe ao empresário verificar tal cadastro. Caso não tenha ocorrido, a empresa deverá ir até uma agencia da Receita Federal do Brasil munido da documentação de abertura, além de formulário específico preenchido, para solicitar o cadastro.

O mesmo ocorre com o cadastro do FGTS. Geralmente ele acontece de forma automática, porém é importante monitorar a situação junto a CEF – Caixa Econômica Federal. Caso não ocorra o cadastro automaticamente, a empresa deverá solicita-lo em alguma agencia da CEF com a apresentação do Contrato Social e Inscrição do CNPJ.

Passo 11 – Abrir empresa

Aparato fiscal

Este é o último passo para quem deseja entender como abrir uma empresa.

Para preparar o aparato fiscal, é importante solicitar a autorização para a impressão das notas fiscais, bem como, autenticação de livros fiscais.

Esta autorização deve ser realizada na prefeitura de sua cidade, no entanto, empresas que vão se dedicar às atividades de indústria e comércio deverão se dirigir à Secretaria do Estado da Fazenda.

Com a realização deste procedimento, a sua empresa pode começar a trabalhar legalmente.

como-abrir-empresa-burocracia

Considerações finais em como abrir uma empresa

O número de fechamentos prematuros de empresas poderia ser bem menor se houvesse uma pesquisa por parte dos empresários de como abrir uma empresa.

Para que isso não ocorra, é importante que haja planejamento de cada passo analisando sempre a viabilidade da ação.

Para tanto, você pode se embasar nestes conceitos, seguindo o passo a passo, obtendo assim, uma empresa de sucesso.

Verifique a viabilidade da ideia

Estude o mercado antes de investir, verifique todas as possibilidades da abertura de sua empresa dar certo ou errado.

Descubra quais serão seus futuros clientes, defina seu público alvo, entenda quais são as suas necessidades e como resolver o seu problema.

Conheça os serviços e preços praticados pela concorrência para que não seja pego de surpresa ao descobrir como abrir uma empresa.

Faça a definição do capital inicial

Ao abrir uma empresa é possível que os primeiros meses não gerem a rentabilidade esperada, uma vez que a empresa está começando no mercado.

Por isso, calcular o capital inicial utilizado para abrir sua empresa permitirá que você evite dívidas e faça com que elas se afoguem nos juros.

Quando for calcular o seu capital inicial, leve em consideração recursos iniciais para dar início as suas atividades. Mantenha sempre um capital de giro para a sua empresa. 

Tenha uma visão panorâmica dos custos de seu negócio

É preciso compreender em quais custas seu negócio estará envolvido ao descobrir como abrir uma empresa. É preciso levar em consideração todo e qualquer gasto, como por exemplo, 13º e férias na contratação de um funcionário.

Neste sentido, recomenda-se uma formação de reserva de contingência a fim de que você não seja pego desprevenido.

Leve em consideração também, a carga tributária que deve recair sobre o seu negócio.

Tenha à disposição um contador profissional (e não um robô)

Um contador poderá te ajudar com todas estas questões de como abrir uma empresa orientando-o sempre pelo melhor caminho. Portanto, ele será responsável pela gestão de finanças de sua empresa, garantindo o sucesso da mesma.

Se você deseja saber mais de como funciona os serviços de um contador, leia agora: A importância da Contabilidade e aumente as possibilidades de fazer seu negócio dar certo.